JR
TEMOSOCIO 970
Escola Teresina-PI

Escola de Teresina leva o primeiro aluno do Piauí para estudar na NASA

Dos 500 alunos que participaram do projeto, 10 tiveram a oportunidade de estar presente no momento da escolha do vencedor

25/04/2019 12h21
Por: Raydan Campos
Fonte: MEIONORTE.COM

 sonho de infância de Guilherme Shimada, de 17 anos, de visitar a NASA, já está com data marcada: dia 05 de julho de 2019. Ele foi aprovado para participar de um curso no maior centro de pesquisa do mundo – o Space Center University, em Houston, nos Estados Unidos.

Shimada é natural de São Joaquim da Barra, uma cidade localizada no interior de São Paulo. Atualmente está em Teresina, exclusivamente, para estudar no Centro de Preparação ITA/IME, do Colégio Objetivo Teresina, pois além de estudar na NASA, ele também nutre o sonho de ser aprovado para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), um dos vestibulares mais concorridos do país.

“No final do ano de 2018, recebi uma bolsa do Colégio Objetivo para estudar em Teresina. E agora, estou aqui me preparando para o ITA que é um objetivo que tenho, porque amo aeronáutica, amo o espaço e lá no ITA tudo isso é misturado- engenharia espacial onde posso ser um engenheiro de qualidade e trabalhar nessa parte de construir satélites e foguetes”, disse Guilherme Shimada.

Por ser uma criança muito curiosa, ele desmontava seus carrinhos de brinquedos para conseguir compreender como foram montados e como funcionavam. Logo, aos 12 anos de idade, no ensino fundamental, pela primeira vez, ouviu falar sobre astronomia e segundo ele, foi amor à primeira vista. Desde então nunca mais deixou de pesquisar sobre os assuntos daquelas aulas que falavam sobre buracos negros, formação de estrelas e velocidade da luz.

A realização desta missão internacional é fruto de um sonho idealizado pelo diretor presidente do Colégio Objetivo Teresina, Vilton Soares, pelo diretor pedagógico, Orlando Diniz e pela coordenadora do Núcleo de Inteligência Pedagógica, Graciela Coracini.

Diretor, Vilton Soares; aluno ganhador, Guilherme Shimada; diretor pedagógico Orlando Diniz; Graciela Coracini, coordenadora do NIP

“De uma época em que não era possível isso acontecer. De uma época em que isso não passava de um sonho. Nós estamos, no dia de hoje, em uma realidade. Em uma verdade muito possível e diante de um fato histórico para o nosso Estado, pois um aluno do ensino básico vai fazer uma formação na NASA. Eu tenho dito: nessa escola, nossos alunos podem sonhar seus maiores sonhos. Nossos alunos podem ser o que eles quiserem”, disse Vilton Soares, sobre a importância dessa realização na área educacional, não só de Teresina, mas também de todo o Brasil. O diretor presidente considera estudar na NASA uma realização máxima em nível acadêmico.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Parnarama - MA
Atualizado às 22h41
28°
Poucas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 22°
28°

Sensação

13 km/h

Vento

39.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
TEMOSOCIO 300X600
MOISES FERREIRA
globalnet
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias