TEMOSOCIO 970
JR
TECNOLOGIA

Brasileiros vão poder ver chuva de meteoros no fim de semana

As estrelas cadentes são provenientes do rastro do cometa Halley, que passa perto da Terra

04/05/2019 07h18
Por: Redação
Fonte: Terra
Foto: TecMundo
Foto: TecMundo

Na próxima madrugada de domingo, dia 5 de maio, uma chuva de meteoros vai ser visível nos céus brasileiros e de várias partes do Hemisfério Sul. Trata-se de uma parte do rastro de nada menos que o cometa Halley, que só é visível na Terra a cada 75 ou 76 anos, passou aqui perto pela última vez em 1986 e só vai retornar em 28 de julho 2061.

O fenômeno — que tem o nome de Eta Aquáridas, pois seu ponto de origem fica na constelação de Aquário — vai proporcionar a visualização do que é popularmente chamado de estrelas cadentes, com a possibilidade da aparição de algo entre 30 a 40 delas por hora durante o momento do espetáculo natural.

As Eta Aquáridas, na realidade, já estão ocorrendo desde o dia 19 de abril e vão até 20 de maio, mas seu auge vai acontecer na madrugada de 4 para 5 de maio, ou seja, na noite entre os próximos sábado e domingo.

E como eu faço para ver isso?

Se você tem interesse em acompanhar a bela chuva de meteoros, posicione-se em algum lugar com pouca luz, de preferência em alguma localidade longe de grandes centros urbanos e olhe para a direção Leste entre 2h e 2h30 da manhã. Como estaremos em fase de Lua Nova, as condições para a visualização são ainda melhores. Agora é torcer para que o tempo colabore e as nuvens não bloqueiem nossa visão.

Para visualizar a chuva de meteoros, o mais recomendado mesmo é usar os próprios olhos sem a ajuda de nenhum equipamento, pois eles podem limitar nosso campo de visão e a gente acaba não vendo nada. Ainda assim, você pode encontrar aqui alguns dispositivos por um preço camarada para observar os astros no espaço:

  • Telescópio portátil com ampliação 15x e tripé da Vivitar
  • Telescópio refletor com lente 76 mm, ampliação 525x e tripé da Vivitar
  • Telescópio astronômico refrator profissional 50/100x completo GT313 da Lorben
  • Kit Lentes Luneta Lente Cristal para celular
  • Luneta Telescópio Monóculo Tático 40x60 9500m GT632 da Lorben
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Parnarama - MA
Atualizado às 17h35
38°
Muitas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 24°
42°

Sensação

3.9 km/h

Vento

42.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
MOISES FERREIRA
TEMOSOCIO 300X600
globalnet
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio